CURRICULO DAYZE NASCIMENTO

Dayse Angela do Nascimento Azevedo
          NOME ARTÍSTICO: DAYZE NASCIMENTO

ATRIZ -  N. 8055  Liv. 40 fls  92v data registro em 13- 03- 85 - vide fls 51. Sócio efetivo – matrícula 009119-9 RJ, Sindicato dos Artistas  e  Técnicos   do Espetáculo de Diversões do Rio de Janeiro - SATED/RJ.
DANÇARINA -  N. 8030 registro de n. 8055 fls 8 fica extensivo a função de Bailarina. Em 17-9-87. Sócio n° 1.104, Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro - SPDRJ.
Atividades como: Atriz Performer                           
Ver tbm:   FOTOS DE ESPETÁCULOS
                                    
Mediadora cultural, coordenadora de projetos, produtora, autora de livros para a infância. É atriz, profissional da dança e do teatro. Mestre em Artes Cênicas - Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - PPGAC, bolsa Nota 10 FAPERJ pelo projeto, "Pedagogia Teatral Afro Brasileira", Teatro - Educação, UniRio (2011). Graduada em “Arte, Performance e Ciência do Espetáculo”, pelo Departamento de Ciências Humanas e Artes, da Universidade "La Sapienza di Roma" – Itália. Obtém formação profissional em dança, pela "Escola, de formação profissional, Angel Vianna", RJ. 

O livro “Brincando com o Samba” passou por várias adaptações, em suas apresentações literárias. Veja a trajetória abaixo:

2023/2022  - Ganha o premio de Cultura - SESI Firjan de literatura, RJ. 
- Apresentação - 
Performance Teatral Literária:  "Ritmar, Musicar...vamos Brincar?"

2022/2021 - Faz parte da Programação - SESC, Edital de Cultura Pulsar. Apresentação -  Performance Teatral Literária: "Ritmar, Musicar...Vamos Brincar?" 

2021/2020 -Em formato de audiolivro, ilustrado e musicado - o projeto de contação de historia, Brincando com o Samba e + complementos de vídeos aulas, ganha o Prêmio Arte & Escola, durante a pandemia Covid 19, Lei Aldir Blanc, SMC - Secretaria de Cultura do município do RJ. 

2018 - Oficina/palestra, destinadas aos(as) professoras(es) , município RJ. dentro da Programação - "Paixão de Ler", SMC. Projeto: "Ritmar Palavras, Musicar o Corpo e Colorir o Mundo".

2008/ 1998 - Laboratórios com alunos e palestra/oficnas com professoras(es) de escolas publicas italianas.

2002 Lançamento do livro, impresso, "Brincando com o Samba, edição bilingue, Editora Sinnos, Roma, Itália,

 

Veja relações /mídia jornais   AQUI  


O projeto surgiu da criação de um poema intitulado, Amarelinhos - de Dayze Nascimento. Segundo a autora “A inspiração veio como um suspiro de encantamento, entre dois momentos: O primeiro – de observar crianças negras, do morro do Salgueiro, recolhendo doces pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, durante os festejos de São Cosme e Damiao. O segundo - ao escutar o canto da ala das baianas, descendo a comunidade



Em 2014, de volta ao panorama Cultural e Artístico brasileiro, ativa o programa, Pedagogia Teatral de Educação Intercultural (Afro-brasileira). Atua na escola CEMBRA/ensino magistério, pelo programa ‘Mais Cultura nas Escolas’ promovido pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação do Rj, Fundo Nacional pela Educação – FNE, projeto aprovado e executado entre os anos de 2014 e 2016, sob título: Pedagogia Teatral de Educação Intercultural (Afro-brasileira), em parceria com a comunidade Quilombola - Campinho da Independência/Paraty.


Em 2018 e 2019 desenvolve, pela Instituição SESC- Santa Luzia, RJ, o curso de Artes Cênicas para o ensino médio, escola Estadual na Gamboa e, turma de idosos, na sede do SESC - Santa Luzia, RJ.

Trona-se diretora, artístico - cultural, responsável pelo Ponto de Cultura - EspressartBrasile: Rede Mediação Cultural Escola Comunidade, reconhecido pelo Ministério da Cultura.


ATIVIDADES EM ROMA, ITÁLIA:

Entre os anos de 1990 -2007 reside em Roma. Recebe uma bolsa /pesquisa "O Teatro no Vídeo" do Departamento de Música e Espetáculo, Faculdade de Letras e Filosofia, "Centro Teatro Ateneo"- Universidade degli Studi di Roma " La Sapienza ". Atua como docente de dança  no Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil - CEB, na Academia Spazio DnzaCristina Moffa  e, na Sport Università  Popolare della Terza Età di Roma - UPTER  Sport.
    
PORTFÓLIO

YOUTUBE  

ATIVIDADES EM ESCOLAS  DE ROMA E RIO DE JANEIRO.









                                                                                      
ATIVIDADES COMO ATRIZ







Projeta, cria e realiza programas, atividades artístico – educativo – interculturais com patrocínios de ONGs, Comunidade Européia, Prefeitura de Roma, Caritas Diocese de Roma, Associações culturais, e o apoio de diversas escolas da rede publica italiana. Através das Artes Cênicas - percursos performativos, Dayse Nascimento, divulga a cultura brasileira em território estrangeiro.  VER:PROGRAMA LIVRO VIVO ITINERANTE.


              ATIVIDADES NO BRASIL:

Do 2014 ao 2016 o projeto: “Pedagogia Teatral de Educação Intercultural”, foi contemplado pelo Programa “ Mais Cultura nas Escolas”, Ministério da Cultura - MinC, Ministério da Educação - MEC. Proposta formação professores, curso magistério do Colégio - Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral - CEMBRA, Paraty, RJ.

Entre os anos de 1995 - 1998 retorna ao Brasil com projeto contemplado pela  Prefeitura da Cidade do Rio – pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro - CONDEDINE e Secretaria Municipal de Educação, com o projeto” Revivendo coisas Nossas”. Este em 1997 na Iª,IIª e IIIª Feira da Cultura e da Cidadania -  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,com o Projeto “Conscientização pela Dança”. Em 1998, Museu Paço Imperial, Museu Histórico Nacional, IPCN, Instituto de Pesquisa Cultura Negra, Fundação Cultural Palmares – Ministério da Cultura, com o projeto: “ Conscientização pela Dança”.

Em 1987 Cria a Expressart Produções Artísticas, Dayse A.N.Azevedo Produçoes M.E.  Em 1982 inaugura a “Escolinha de Artes Fundo de Quintal”,  na cidade de Manaus- AM.

As atividades, desenvolvidas nos últimos 25 anos, contaram com um público participativo de alunos (crianças, jovens e adolescentes), futuros professores (curso magistério), profissionais da educação em exercício (ensino básico ao ensino médio), bem como, coletivos e comunidades. Contou também com parcerias e patrocínios: Instituições Públicas e privadas, Associações Culturais, ONG, Prefeituras, Embaixada do Brasil em Roma, entre outros... em parcerias com Comunidade Europeia, Ministério da Educação Italiana, Embaixada do Brasil em Roma, Prefeitura de Roma, Ministério da Cultura e Ministério da Educação do Brasil  entre outras...




Atriz - performer: Atividades  como  Atriz Performer  


2017  Atua como atriz – performer e curadora da leitura dramática, sobre a obra de Luiz Gama.    
 Local: Fórum da Cultura e da Ciência da UFRJ.

2016, 2015, 2014  Atua como atriz - performer no Laboratório Pedagógico Teatral – Afro brasileiro, de sua autoria, voltado à  formação de professores(as). Curso - Magistério, Colégio Mario Moura Brasil do Amaral- CEMBRA. Em Paraty, Estado do Rio de Janeiro.

2015  Atua como atriz na série Santo Forte - personagem- apontadora -  Cibele. Direção de Roberto D’Avila, roteiro de Marc Bechar. Primeira série Nacional do canal de TV  AXN. 2013, 2012. 2011  Atua como pesquisadora, atriz performer e palestrante em projetos acadêmicos.
                                         
Em 1991 Transfere para o território romano - Itália, sua Empresa de Produções Artísticas, como - Associação Cultural -  EspressartBrasile.

Em 1987  Cria a Empresa, Dayse A.N.Produções M.E - Expressart Produções Artísticas. E, realiza:

- Como Atriz – Performer em solos de teatro-dança, de sua autoria: “Delírio”, Afro- Urbano e “Triburbana”. Com a participação do Grupo musical - "Bamba Moleque" em parceria com o  NEC – Núcleo Experimental de Cultura da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro; em eventos universitários, tais como:

- S.O.S Educação – UERJ, Amazônia – IFCS – URFJ, Circo Voador, entre outros...














1986 -   Atriz na novela “Sinhá Moça” rede TV Globo. Personagem Nena do Quilombo.


1983   Atriz  em espetáculos, infantis, teatro de bonecos na companhia de Gilvan Javarinni.

1980   Atriz  no curta “ Guaraná Olho de Gente” Aurélio Michiles. 

1979   Atriz na série "Plantão de Polícia" – TV Globo.

1978  Inicia a carreira como atriz, companhia  “ Teatro Experimental do SESC, Manaus – AM, direção Marcio Sousa.